quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

QUAL A IMPORTÂNCIA DA SUPLEMENTAÇÃO NUTRICIONAL NA MENOPAUSA


Resumidamente:
A suplementação, na menopausa, de vitaminas e minerais, aumenta a defesa antioxidante reduz a incidência dos fogachos, os famigerados calores, previne a aterosclerose, reduz o envelhecimento da pele, entre outros benefícios.
Auxilia na proteção ao sistema cárdio vascular e ósseo.
As vitaminas C e E, por exemplo reduzem a oxidação do colesterol LDL, considerado responsável pela formação das placas nos vasos, elas também reduzem a agregação de plaquetas evitando os fenômenos tromboembólicos, ou seja as tromboses e os derrames.
Reduzem a formação e ativação de substâncias inflamatórias, reduzindo ainda as agressões às paredes vasculares. O ácido Fólico por sua vez atua na redução dos processos depressivos, tão comuns nesta fase e também reduz a formação da Homocisteína, amino ácido responsável por agressões às paredes vasculares e também às traves ósseas, predispondo doenças vasculares e osteopenia, perda de massa óssea.
Os probióticos ( Lactobacillus) auxiliam no aumento da biodisponibilidade, ao nível intestinal, das isoflavonas, as quais atuam como hormônios naturais. A utilização dos Ácidos Graxos essencias do tipo Ômega 3 auxilia na modulação do processo depressivo e nos mecanismos da memória, atuam melhorando a ação dos neurotrasmissores cerebrais, melhoram a fluidez, a flexibilidade e a permeabilidade das membranas celulares, reduzem a intensidade dos processos inflamatórios.
Importante é também a suplementação de Cálcio, Magnésio e Vitamina D, pois participam do metabolismo ósseo que sofre intensas modificações a partir do estado de hipoestrogenismo da menopausa.


Dra Elizabeth Ayoub.
Médica Clínica especialista em Nutrologia e Terapia Biomolecular.




Nenhum comentário:

Postar um comentário